Brasil ocupa penúltima posição em ranking que mede a qualidade da previdência

Brasil ocupa penúltima posição em ranking que mede a qualidade da previdência


Postada em : 22/09/2022

O Brasil ocupa a 43º posição em um ranking que mede a qualidade da previdência em 44 países, à frente apenas da Índia.

A pesquisa da Consultoria Natixis Investment analisou os países em quatro aspectos: saúde, finanças, qualidade de vida e bem-estar material.

A lista inclui os países desenvolvidos, os membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e os grandes emergentes Brasil, Rússia, Índia e China (BRICS).

Entre os índices, está a igualdade de renda, renda per capita e desemprego. Neste quesito, o Brasil teve o pior resultado – o que significa que os brasileiros estão longe de ter uma aposentadoria que consiga suprir as necessidades básicas.

Aposentadoria

Atualmente, mais de 19 milhões de aposentados e pensionistas ganham até um salário mínimo no Brasil. E, com o baixo poder de compra, fica difícil pagar todas as contas.

De acordo com especialistas,o ideal é começar a pensar em outras formas de complementar a renda mensal.

“Para quem está no mercado pretendendo se aposentar mais à frente é muito importante pensar em alternativas de renda para aposentadoria, e não depender exclusivamente da previdência pública, porque ela nunca vai garantir um bom benefício, financeiramente falando”, explica o diretor editorial do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Emerson Costa Lemes.

Inflação

Além disso, o Brasil ocupa o primeiro lugar em taxas de juros e o quinto em dependência dos aposentados de serviços públicos na velhice.

O relatório aponta que a inflação em alta deve ser um foco de preocupação para os futuros aposentados, que vão precisar se organizar financeiramente ainda mais, buscando investimentos que garantam qualidade de vida.

Para a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, o estudo demonstra a defasagem do valor do benefício previdenciário no Brasil, apesar da correção anual com base na inflação.

"O benefício está sendo corroído pela inflação, pelos índices inflacionários mais altos a cada ano, ficando cada vez mais defasado. É triste ver o Brasil no 43º lugar num ranking de 44 países", diz ela.

Ranking

Confira o ranking global dos melhores países para se aposentar:

1. Noruega

2. Suíça

3. Islândia

4. Irlanda

5. Austrália

6. Nova Zelândia

7. Luxemburgo

8. Holanda

9. Dinamarca

10. República Tcheca

11. Alemanha

12. Finlândia

13. Suécia

14. Áustria

15. Canadá

16. Israel

17. Coreia do Sul

18. Estados Unidos

19. Reino Unido

20. Bélgica

21. Eslovênia

22. Japão

23. Malta

24. França

25. Estônia

26. Polônia

27. Cingapura

28. Portugal

29. Chipre

30. Eslováquia

31. Itália

32. Hungria

33. Lituânia

34. Chile

35. Letônia

36. México

37. Rússia

38. Espanha

39. China

40. Grécia

41. Turquia

42. Colômbia

43. Brasil

44. Índia

Fonte: Contábeis