Guedes afirma que Brasil se tornará uma das cinco economias mais fortes do mundo nos próximos anos

Guedes afirma que Brasil se tornará uma das cinco economias mais fortes do mundo nos próximos anos


Postada em : 28/09/2022

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, aproveitou sua participação no evento SENAI CIMATEC, em Salvador, nesta segunda-feira (26), para afirmar que o Brasil se tornará uma das cinco maiores economias do mundo nos próximos anos. 

“Nós só temos que confiar em nós mesmos, e o nosso presidente tem dado esse exemplo de altivez e confiança”, acrescentou o ministro sobre o tema.

Guedes mais uma vez aproveitou a oportunidade para elogiar a recuperação econômica do país após a pandemia de Covid-19 e ainda citou erros de projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o PIB do Brasil em 2020.

“O FMI fez a projeção que o PIB brasileiro ia cair 9,7%. Eu discordei, chamei a atenção que nós somos organismos vivos, que os modelos perdem aderência quando há muita incerteza e grandes mudanças, como as que estavam acontecendo. Pedi a eles com humildade, o FMI ficou com a previsão que tinha”, disse Guedes.

Segundo o Ministro, o Brasil teve uma queda de apenas 3,9%, uma porcentagem menos acentuada que países da Europa, como Itália e Reino Unido.

Ele comentou mais uma vez sobre a “narrativa política” criada durante o governo do atual presidente, que influenciaram nos erros de previsão econômica para o país.

“Nosso governo foi atacado de manhã, de tarde, e de noite, durante três anos e meio, são narrativas políticas. É a crise de abstenção de quem não está no poder, depois de trinta anos no poder”, comentou Guedes. 

“Primeira observação que eu faria é a seguinte: não acreditem em narrativas políticas. Confiem no Brasil, apostem no Brasil, observem os fatos. Um trimestre de deflação, a maior deflação da história, três meses seguidos de deflação, ao mesmo tempo o crescimento sendo revisto para cima o tempo inteiro”, finalizou o ministro.

Fonte: Contábeis