Sebrae participa da abertura da 14ª edição do Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito

Sebrae participa da abertura da 14ª edição do Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito


Postada em : 12/08/2022

O presidente do Sebrae, Carlos Meles, participou, nesta quarta-feira (10), da abertura da 14ª edição do Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito – Concred. O evento, que acontece até sexta-feira (12) está sendo realizado em Recife e é o maior encontro da categoria na América Latina. Participaram também da programação de abertura, o presidente da Confebras, Moacir Krambeck, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades e lideranças do sistema financeiro e cooperativista.

O encontro acontece no momento em que o cooperativismo de crédito alcança uma representação de quase 10% do Sistema Financeiro Nacional. O setor tem crescido exponencialmente nos últimos anos e deve ganhar ainda mais representatividade em um novo cenário. Em julho, o Senado aprovou, por unanimidade, o projeto de lei complementar que vai promover a reformulação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, o PLP 27/2020. O Projeto atualiza os termos da Lei Complementar 130/2009.

As mudanças sugeridas pelo PL garantem mais segurança jurídica nas perspectivas de atividades e negócios; organização sistêmica; e gestão de governança do modelo de cooperativismo de crédito vigente no Brasil. Após a sanção presidencial, que é esperada para breve, a nova lei vai permitir, entre outras mudanças, a gestão de recursos oficiais ou de fundos públicos ou privados por cooperativas de crédito, contanto que sejam para concessão de garantias aos associados em operações com a própria cooperativa gestora ou com terceiros.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse ter grande expectativa em relação ao setor cooperativista. Segundo ele, o BC acaba de lançar uma trilha de conhecimento para servidores e uma cartilha básica, que serão disponibilizadas para quem se interessar em saber mais sobre a dinâmica do cooperativismo de crédito no Brasil.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou a importância das cooperativas financeiras para os pequenos negócios no Brasil. “Um dos maiores desafios que as micro e pequenas empresas enfrentam no país ainda é a dificuldade de acesso ao crédito. Pesquisas feitas pelo Sebrae mostram, nesse contexto, que quando considerada a taxa de sucesso na busca por empréstimos, o ranking das instituições que proporcionalmente liberam mais crédito para os pequenos negócios são duas cooperativas de crédito, à frente dos dois maiores bancos públicos do país”, comenta Melles. “Uma explicação que ajuda a entender porque há mais facilidade para essa aprovação está no próprio objetivo das cooperativas, que visam a geração de valor compartilhado para os seus cooperados”, acrescenta o presidente do Sebrae.

Ainda de acordo com o presidente do Sebrae, o cooperativismo financeiro ocupa posição estratégica na agenda do Sebrae, por considerá-lo opção bastante consistente para que as MPE tenham acesso ao crédito saudável e a serviços financeiros eficientes. O suporte do Sebrae se dá mediante a prestação de serviços tanto para empreendedores já associados ou com potencial para se associar, quanto para gestores e lideranças cooperativas.

Segundo Fernando Clímaco, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e Alianças Estratégicas do Sebrae-PE, a realização do CONCRED no estado tem caráter estratégico. “O Nordeste ainda tem uma parcela inferior a 20% do volume de recursos que o sistema de cooperativismo de crédito movimenta no Brasil. O próprio sistema sabe que o Nordeste é a próxima fronteira. Pernambuco teve um crescimento significativo nos últimos anos, mas a Região ainda é um território a ser explorado”, comenta Fernando. “A decisão de trazer esse evento para o Nordeste vem ao encontro desse esforço para fazer com que o sistema de cooperativismo de crédito cresça se se equipare ao que acontece nas outras regiões do país”, acrescenta o gerente do Sebrae.

O tema central do Concred, esse ano, é ‘Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0’. Até sexta-feira (12), serão 62 palestrantes tratando sobre temas atuais e tendências, como inovação, governança, inclusão, diversidade, tecnologia, liderança, sustentabilidade e ESG.

Fonte: Agência Sebrae